quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Conheça o Perfil do Terapeuta Ocupacional, aprovado em Assembleia Geral da APTO a 16 de Abril de 2005

O Terapeuta Ocupacional habilita para a ocupação, de forma a promover a saúde e o bem -estar. Com este objectivo, actua, em parceria com pessoas e organizações, para optimizar a actividade e a participação, tal como definidas pela World Health Organisation’s International Classification of Functioning and Disability (2002).
Promove a capacidade de indivíduos, grupos, organizações e da própria comunidade, de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que, estes, considerem significativas.
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (auto-cuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). Estas ocupações podem ser tão elementares como alimentar-se ou vestir-se ou tão elaboradas como conduzir um carro ou desempenhar uma actividade laboral.
Para tal, estuda os factores que influenciam a ocupação humana, intervindo com pessoas de todas as idades, nas situações que comprometam ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório e, consequentemente, restrinjam a sua actividade e participação.
Na sua abordagem, avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente.
Intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.
Na ocupação, analisa quais as exigências da mesma ao nível físico, cognitivo, afectivo e/ou social. Intervém adaptando a ocupação, através de procedimentos e equipamentos específicos, de forma a adequá-la às necessidades da pessoa.
No ambiente, avalia de que forma o mesmo pode contribuir para a função ou disfunção
ocupacional, i.e., se facilita ou inibe o envolvimento da pessoa nas ocupações.
Para tal, identifica os factores do ambiente (espaços, equipamentos, pessoas e cultura)
que influenciam o desempenho das ocupações. Intervém nos ambientes físico e social, de forma a remover barreiras e fomentar os aspectos facilitadores da participação em ocupações.
Pode, também, intervir ao nível da concepção e/ou adaptação de espaços- habitacionais, institucionais, comunitários e urbanos.
Pode, ainda ao nível conceptual, participar no planeamento e gestão de pessoal, material, equipamentos e políticas de desenvolvimento, na organização onde se encontre integrado.
A sua abordagem é centrada na pessoa e na ocupação e baseia-se num ciclo de resolução e problemas. Deve actuar de acordo com normas éticas e deontológicas próprias, assegurando o respeito pelos valores da pessoa, promovendo a participação activa desta e/ou da família/cuidadores no desenvolvimento do programa de intervenção que lhe diz respeito, tendo em conta o seu projecto de vida.
Actua integrado em equipas multidisciplinares, com total autonomia, em complementaridade com os restantes elementos e/ou utilizando uma metodologia transdisciplinar, de acordo com o programa de intervenção e a organização onde está integrado. Pode, também, ter uma actuação individualizada.
Desenvolve investigação e produz saberes, no âmbito da ocupação humana e dos factores com ela relacionados, contribuindo para o desenvolvimento da profissão.

Referências bibliográficas:
- American Ocupational Therapists Association (2002). Occupational Therapy Practice Framework. Domain and Process. Bethesda: AOTA, Inc.
- Canadian Association of Occupational Therapists (1998). Enabling occupation: An Occupational Therapy perspective. Toronto: CAOT.
- World Federation of Occupational Therapists (2002). Minimum Standards for the education of
occupational therapists. Forrestfield: WFOT.
- World Health Organisation. (2002). International Classification of Functioning and Disability. Geneva: WHO.
-
-
Faça o download do Perfil do Terapeuta Ocupacional em PDF aqui.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Congresso Mundial da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais


Cerca de um mês depois da realização do 6º Congresso Nacional de Terapia Ocupacional, decorrerá em Santiago do Chile, de 4 a 7 de Maio o Congresso Mundial da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais.
Veja mais informação relativa ao Congresso Mundial aqui.






quarta-feira, 2 de dezembro de 2009