C o m u n i c a ç ã o L i v
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A utilidade de um sistema de captura do
movimento na prática clínica da terapia ocupacional: análise das tarefas de
lançar e receber
António Marques
Diana Lima
Maria João Trigueiro
Teresa Ferreira
Introdução
A análise de movimento é um dos métodos
utilizados pelos terapeutas ocupacionais no processo de avaliação, sendo
usualmente realizada de forma empírica, com recurso à observação. De forma a
aumentar a objetividade e detalhe da análise, surgem os sistemas de captura do
movimento, que permitem analisar, em três dimensões, segmentos específicos do
corpo durante o desempenho de tarefas, possibilitando a análise de atividades
do dia-a-dia.
Neste sentido, pretendeu-se analisar os
movimentos que ocorrem no desempenho das tarefas de lançar e receber, em
crianças com nove e dez anos, com recurso ao sistema de captura do movimento BioStage® e perceber o seu contributo para
a prática da terapia ocupacional.
Metodologia
Trata-se de um estudo de caso de
natureza quantitativa. Foram analisadas doze crianças, com nove e dez anos.
A recolha dos dados foi realizada através do BioStage®, tendo-se
analisado o desempenho de tarefas de lançar e receber propostas pelo Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency. Os dados foram
analisados através de estatística descritiva, em formato de gráficos.
Resultados
e discussão
Foi possível identificar padrões
motores similares entre as crianças, no entanto, notou-se uma ligeira
variabilidade no comportamento. As crianças mais novas, as do sexo feminino e
as que não praticavam exercício físico apresentaram, por norma, uma maior
variação e amplitude dos movimentos, e/ou maior instabilidade no tronco e
pélvis.
Note-se que o equipamento permitiu
identificar aspetos de difícil mensuração, analisando aspetos que o terapeuta
ocupacional não conseguiria avaliar por observação ou através da aplicação de
um instrumento padronizado.
Conclusões:
O BioStage®
pode ser uma mais-valia para a prática da terapia ocupacional, podendo
contribuir para uma análise mais precisa, objetiva e fundamentada das atividades.
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