sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Soluções gratuitas e de baixo custo para adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Especiais




C o m u n i c a ç ã o   L i v r e

Soluções gratuitas e de baixo custo para adaptação de contextos educativos digitais de alunos com Necessidades Educativas Especiais

Jaime Ribeiro

Introdução
A educação é a principal área de ocupação em idade escolar na qual surgem, frequentemente, constrangimentos no desempenho ocupacional, sobre os quais se torna premente a intervenção do/a Terapeuta Ocupacional (TO).
O/A TO tem responsabilidade preponderante na disponibilização de estratégias e materiais pedagógicos adaptados que facilitem o acesso e desempenho do aluno com NEE, assim como na capacitação daqueles que diretamente os apoiam.
Provas concludentes mostram que as tecnologias enquanto produtos de apoio (PA) e ferramentas pedagógicas diferenciadas tornam possível o acesso a ambientes digitais que suportam a aprendizagem daqueles para quem ler, usar um lápis numa folha de papel é um vislumbre inalcançável.
Todavia a atual conjuntura socioeconómica dificulta o recurso às tecnologias mais utilizadas mas associadas a custos elevados. Impõem-se novas respostas, economicamente acessíveis mas que também respondam às dificuldades de alunos com problemas acesso e participação na aprendizagem.
Metodologia
A análise de atividades e subjacente experimentação de PA possibilitaram o estudo de adequações contextuais/ambientais, na tarefa ou no método que potenciam competências de desempenho que vão ao encontro dos requisitos das diferentes atividades de aprendizagem.
Assente nestas premissas foi realizado um estudo de caso através de um curso formação dirigido a profissionais da educação especial.
Resultados e discussão
Atualmente existe uma panóplia de recursos freeware e hardware facilmente construíveis que podem ser utilizados na educação de alunos com NEE. A nível do ensino básico, superior e formação profissional foram conseguidos incrementos de desempenho ocupacional com orçamentos reduzidos, bem como a capacitação dos profissionais da linha da frente.

Conclusões
Um/a TO pode utilizar adaptações custo reduzido e/ou gratuitas para habilitar o acesso e participação na aprendizagem. Pelo seu saber ocupacional assume-se como um profissional que não deve menosprezar o seu papel na articulação do conhecimento coletivo que permite a continuidade do trabalho de equipa com vista ao sucesso educativo de alunos com NEE.


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