sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Workshop Vestuário Adaptado, Miguel Carvalho – We Adapt



Workshop Vestuário Adaptado, Miguel Carvalho – We Adapt


Workshop Vestuário Adaptado

Miguel Carvalho
We Adapt

Introdução
A possibilidade que os tecidos, utilizados no interface das pessoas com necessidades especiais e o seu ambiente, tem de causar danos e benefícios, são normalmente menosprezados. O vestuário padrão e as superfícies de apoio não respondem às necessidades específicas das pessoas com condições de saúde únicas e hábitos corporais distintos. Acamados e utilizadores de cadeira de rodas estão no grupo de pessoas que sofrem com as consequências do desenvolvimento de uma úlcera de pressão (UP) – problema de saúde enorme e com elevados custos para a sociedade em geral. A modelação tradicional, sobreposição de tecidos, costuras espessas e os acessórios utilizados no vestuário comum criam zonas de elevada pressão nos tecidos do corpo, especialmente nas proeminências ósseas. A pressão reduz a oxigenação e a perfusão dos tecidos, causando desconforto e criando condições para o desenvolvimento de UP. Os projetos da Weadapt, FashionMe e Sense4me, desenvolvem vestuário ergonómico funcional e superfícies de apoio desenhados para reduzir os concentradores de pressão que originam lesões dos tecidos, ao mesmo tempo que respeitam o conforto em todas as suas variáveis: psicológica – relacionada com a estética e a auto estima; fisiológica e sensorial – relacionada com a importância acrescida de manter uma boa regulação térmica na superfície da pele; e ergonómica – relacionada com as necessidades de movimentos e os níveis de autonomia.
Resultados
As calças desenvolvidas pela Weadapt em diferentes materiais e acabamentos, sempre dentro das tendências de moda atuais, contribuem para a prevenção de UP através do seu design ergonómico, uso de costuras planas na união das partes, remoção de bolsos traseiros (contudo pespontados de igual forma aos modelos produzidos para as pessoas em geral), remoção de excesso de tecido em zonas criticas como a parte de trás do joelho na posição de sentado. (reduzindo a temperatura e humidade nesta zona critica para o desenvolvimento de UP), condução do tubo coletor ao longo da perna (evitando a sua obstrução e posicionamento entre a perna e a superfície de apoio).


Relevância Clínica
As úlceras de pressão são uma grande fonte de morbilidade e mortalidade. Os custos de tratar uma UP são massivos, custos diretos com os procedimentos médicos e intervenção das equipas médicas - e custos indiretos para os familiares, cuidadores e para os pacientes, uma vez que as UP prolongam os tempos de permanência no hospital, impedindo-os de continuar com a sua vida normal. Este é o propósito da Weadapt, oferecer o potencial para novos tecidos que removam o estimulo para o desenvolvimento das UP, reduzindo o seu impacto e aumentando a habilidade de as tratar quando já existentes. Sem no entanto sacrificar o conforto, estética ou dignidade em favor da segurança.


Sem comentários:

Enviar um comentário