sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Colónias de Férias Inclusivas – parcerias para a promoção da igualdade de direitos na participação e inclusão social na comunidade

C o m u n i c a ç ã o   L i v r e
Colónias de Férias Inclusivas – parcerias para a promoção da igualdade de direitos na participação e inclusão social na comunidade



Ana Isabel Silva,
Inês Maria Barrisco
João Pedro Cadima

Introdução
A Terapia Ocupacional pode dar à sociedade respostas inovadoras que promovem a participação ativa e equitativa, a pessoas em disfunção ocupacional, exercendo de pleno direito, enquanto ser ocupacional, o seu papel de cidadão.
Com esta comunicação pretendemos partilhar a nossa experiência e lançar o desafio aos terapeutas ocupacionais de explorarem novas áreas contribuindo para o desenvolvimento social, bem como para promoção da Terapia Ocupacional.
Este projeto surgiu da perceção enquanto técnicos da necessidade de pais de crianças com necessidades especiais em proporcionar oportunidades enriquecedoras aos seus filhos durante as férias. Esta situação é especialmente dramática nas férias de verão pelo longo período de tempo.
Metodologia
Desenvolvemos um projeto com base na metodologia da Reabilitação Baseada na Comunidade, fundado na evidência científica e recomendações de várias entidades internacionais, centrado nas necessidades dos nossos clientes e suas comunidades. Em parceria com alguns pais de crianças com deficiência desafiamos a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém a tornar a sua Colónia de Férias Praia-Campo numa experiência inclusiva. Para tal trabalhamos em conjunto com os dinamizadores da colónia no planeamento e adaptação para possibilitar a participação de crianças com necessidades especiais. Realizamos sessões de formação aos monitores que implementariam as atividades da colónia de férias e sessões de articulação entre estes e os pais das crianças com necessidades especiais.

Conclusão
Com este projeto foi possível, pelo segundo ano consecutivo, promover uma experiência enriquecedora para todos os participantes na colónia de férias, alargando esta oferta instalada numa resposta para toda a comunidade.


Esta metodologia de projeto baseado na comunidade permitiu-nos colocar ao serviço da sociedade e dos indivíduos em privação e até alienação ocupacional, as nossas competências técnicas e pessoais. Assim foi possível dar um contributo à sociedade promovendo o seu desenvolvimento social com vista à plena inclusão e envolvimento ocupacional das crianças com deficiência.

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