C o m u n i c a ç ã o L i v
r e
Colónias
de Férias Inclusivas – parcerias para a promoção da igualdade de direitos na
participação e inclusão social na comunidade
Ana Isabel Silva,
Inês Maria Barrisco
João Pedro Cadima
Introdução
A Terapia Ocupacional pode dar à sociedade
respostas inovadoras que promovem a participação ativa e equitativa, a pessoas
em disfunção ocupacional, exercendo de pleno direito, enquanto ser ocupacional,
o seu papel de cidadão.
Com esta comunicação pretendemos partilhar a nossa
experiência e lançar o desafio aos terapeutas ocupacionais de explorarem novas
áreas contribuindo para o desenvolvimento social, bem como para promoção da
Terapia Ocupacional.
Este projeto surgiu da perceção enquanto técnicos
da necessidade de pais de crianças com necessidades especiais em proporcionar
oportunidades enriquecedoras aos seus filhos durante as férias. Esta situação é
especialmente dramática nas férias de verão pelo longo período de tempo.
Metodologia
Desenvolvemos um projeto com base na metodologia da
Reabilitação Baseada na Comunidade, fundado na evidência científica e
recomendações de várias entidades internacionais, centrado nas necessidades dos
nossos clientes e suas comunidades. Em parceria com alguns pais de crianças com
deficiência desafiamos a Junta de Freguesia de Santa Maria de Belém a tornar a
sua Colónia de Férias Praia-Campo numa experiência inclusiva. Para tal
trabalhamos em conjunto com os dinamizadores da colónia no planeamento e
adaptação para possibilitar a participação de crianças com necessidades
especiais. Realizamos sessões de formação aos monitores que implementariam as
atividades da colónia de férias e sessões de articulação entre estes e os pais
das crianças com necessidades especiais.
Conclusão
Com este projeto foi possível, pelo segundo ano
consecutivo, promover uma experiência enriquecedora para todos os participantes
na colónia de férias, alargando esta oferta instalada numa resposta para toda a
comunidade.
Esta metodologia de projeto baseado na comunidade
permitiu-nos colocar ao serviço da sociedade e dos indivíduos em privação e até
alienação ocupacional, as nossas competências técnicas e pessoais. Assim foi
possível dar um contributo à sociedade promovendo o seu desenvolvimento social
com vista à plena inclusão e envolvimento ocupacional das crianças com
deficiência.
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