C o m u n i c a ç ã o L i v
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Resumo
A Medida de Fidelidade da Intervenção
aplicando Ayres Sensory Integration ®
– a importância do
instrumento e o contributo para a sua adaptação cultural e linguística para a
Língua Portuguesa
João Pedro Cadima
Introdução
Atualmente a intervenção segundo o modelo de
Integração Sensorial, Ayres Sensory Integration® (ASI®), bem com a
investigação sobre a sua eficácia, é muito discutida dentro e fora da
comunidade da Terapia Ocupacional (TO). Em 2007 (Parham, et al.), um conjunto de investigadores começaram a desenvolver
estudos sobre a fidelidade do processo terapêutico à ASI®, aplicado em estudos sobre a eficácia desta
intervenção. Estas investigações culminaram no desenvolvimento da Ayres Sensory Integration®
Intervention Fidelity Measure (ASIIFM) (Parham, et al., 2011). Esta medida foi pensada para monitorizar
intervenções realizadas no âmbito de ensaios clínicos sobre a eficácia desta
intervenção. Desta forma pretende garantir que um estudo é replicável e que a
intervenção levada a cabo é possível ser diferenciada de outros tipos de
intervenções.
Metodologia
O objetivo deste estudo foi fazer a adaptação
cultural e linguística da ASIIFM para a língua portuguesa. Para tal foi feita a
tradução do instrumento através do método traduz-retraduz. A primeira versão
que daí resultou foi sujeita a análise por um painel de 24 terapeutas
ocupacionais com formação avançada em ASI® e que dominam a língua inglesa, com o intuito de se encontrar
uma versão consensual através da técnica de Delphi.
Resultado
A informação resultante da análise estatística e de
conteúdo dos dados recolhidos nas duas rondas da técnica de Delphi deu origem à versão final da
ASIIFM em língua portuguesa.
Conclusão
Com este estudo pretendeu-se dar um contributo para
o desenvolvimento da Terapia Ocupacional, dando um passo para a construção da
sua evidência científica cada vez mais exigida pelos seus clientes, fruto de
uma sociedade em mudança mais atenta. Com este pretende-se também alertar para
a importância da fidelidade da intervenção e investigação
bem como reforçar a importância de uma formação e
prática de excelência para a prestação de serviços de qualidade e consequente
reconhecimento pelos clientes e parceiros
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