sábado, 27 de outubro de 2012

Cuidados paliativos, doença terminal e Modelo da Ocupação Humana | Ana Costa e Marília Othero




C o m u n i c a ç ã o   L i v r e

Resumo

Cuidados paliativos, doença terminal e Modelo da Ocupação Humana

Ana Costa
Marília Othero

Os Cuidados Paliativos cresceram de uma sociedade em mudança e constituem efetivamente uma resposta recente aos doentes em fim de vida.
O objetivo da comunicação é demonstrar como os Cuidados Paliativos (CP) podem ser incluídos na teoria do Modelo de Ocupação Humana (MOHO).
A filosofia dos Cuidados Paliativos baseia-se na Abordagem Central do Cliente tal como o MOHO em Terapia Ocupacional (TO). A definição de Cuidados Paliativos e o papel da TO neste campo são apresentados. Uma comparação teórica foi feita da perspectiva e teoria do MOHO acerca da Terceira Idade para os Cuidados Paliativos, destacando-se os doentes terminais. Uma revisão bibliográfica não sistemática é apresentada como metodologia.
O Terapeuta Ocupacional baseado no MOHO pode avaliar e ajudar o cliente a manter ou recuperar o/a seu/sua identidade Ocupacional, e a sua história de vida. Por outro lado, o Terapeuta Ocupacional deve ajudar o cliente a cumprir os seus últimos desejos e a viver com qualidade de vida até ao momento final.
É possível aplicar o MOHO em CP mas evidência científica é necessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário